É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O ato de pensar e repensar


Por Levi Costa

Você faria algo que, ao fazê-la, não dói, é de graça e você sempre sai ganhando?

É muito provável que a sua resposta a essa pergunta seja um sonoro, SIM! Mas o que seria realmente esse algo proposto? Esse algo em questão, diz respeito ao ato de PENSAR, e já a sua resposta de modo afirmativo, é, em si, o resultado direto em você ter pensado na proposta da pergunta feita. Certamente isso em nada doeu em você, não lhe custou nada e você ainda saiu ganhando algo bom, que é o incentivo de praticar o ato de pensar e mesmo de REPENSAR em cada proposta que lhe é feita na vida.

- PENSAR: (Verbo) - Submeter (algo) ao processo de raciocínio lógico; exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção; determinar pela reflexão.
- REPENSAR: (Verbo) - Pensar novamente; pensar repetidas vezes; reconsiderar. (Dic. Houaiss).

Verbo. Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado. Assim, conforme o exposto acima, os termos pensar e repensar, são verbos que exigem ação, ou mudança de estado.

Então, podemos afirmar por conclusão que: O ato de pensar e repensar, jamais se dará sem a devida e necessária ação por parte daquele que se dispõe a pensar e repensar, por se tratarem de verbos que exigem ação, ou mudança de estado. Portanto, pense e repense nisso, pois é um ganho para a sua vida na pática e para a sua prática de vida! É na prática do pensar que se abrem as portas para um novo entendimento. E em razão desse novo entendimento somos capazes de ver o mundo e ver a vida com outros olhos, os olhos daquele que vai além daquilo que o detém. 

Sentimento e razão no pensar

O mesmo dicionário Houaiss da língua portuguesa define razão como:

1 - Faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência; 
2 - Raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo;
3 - Capacidade de avaliar com correção, com discernimento; bom senso, juízo.

Sem a faculdade da razão e do entendimento não é possível chegarmos a nenhuma conclusão objetiva das coisas que estão acontecendo ao nosso redor e diante de nós. Quando ao homem falta a razão, a confusão será seu produto final por faltar-lhe o devido entendimento que é proveniente da faculdade de raciocinar e de compreender os fatos pertinentes às questões e situações em que se acha envolvido, sendo ele capaz de julgar devidamente as questões com bom senso e discernimento.

É pela atividade mental que podemos entender racionalmente a lógica de uma determinada questão. Assim, é gerado em nós um sentimento como consequência do entendimento alcançado. A partir daí, a nossa reação será o efeito automático em resposta ao nosso sentimento em relação à conclusão que chegamos daquela questão. Portanto, o homem é um ser pensante que tem sentimento e reage de modo prático a esses seus sentimentos. Contudo, é a personalidade de cada indivíduo que fará toda a diferença mediante a resposta que dará aos seus sentimentos mediante ao ato de pensar e repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário