É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Filosofia de Vida

Filosofia de vida é uma expressão que serve para descrever um conjunto de ideias e atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo de pessoas.

Por outro lado, existe também uma definição alternativa que mostra a filosofia de vida como a forma que uma pessoa decide viver. Em certas ocasiões, esta forma de ver a filosofia de vida está relacionada à religião, como é o caso do budismo, do cristianismo e do judaísmo.

Finalmente, existem também aqueles que usam a expressão filosofia de vida como sinônimo de estilo de vida.

Filosofia de vida e relações humanas

A filosofia de vida tem muito a ver com a busca pela sabedoria e o autoconhecimento. Neste sentido, as pessoas buscam uma série de normas, valores ou ideias que lhes permitem articular sua vida de maneira organizada, de forma que possam conseguir certa estabilidade pessoal.

Assim, é muito importante incidir a ideia que este conceito de filosofia de vida não é único, mas que varia conforme o contexto de cada pessoa, podendo estar enormemente influenciado por fatores sociais, políticos ou econômicos. É por isso que, em certas ocasiões, duas pessoas podem entrar em conflito por ter pontos de vista diferentes sobre a filosofia de vida. Normalmente estes choques acontecem por causa de diferenças culturais, o que leva a entender a vida com posições antagônicas.

Existe uma filosofia de vida correta?

Evidentemente essa é uma questão que não tem uma resposta simples e nem muito menos única. Entretanto, existem dois princípios essenciais que todas as pessoas deveriam incluir em sua filosofia de vida caso tivessem uma resposta afirmativa.

Em primeiro lugar, o fato de tentar viver da maneira mais digna possível, entendendo que a dignidade é um valor universal que define as pessoas boas, da mesma forma que a bondade, a generosidade, a honestidade, entre outras. Fazer o bem traz felicidade, uma maior satisfação e a sensação de missão cumprida, de tornar-se uma pessoa completa.

E por outro lado podemos citar também o fato de tentar ser útil. Os seres humanos precisam sentir que sua passagem pela Terra não foi em vão, de modo que possam deixar alguma marca, mesmo que em pequena escala e para outros seres mais próximos também. O caminho para a realização pessoal tem a ver com a ideia de que nossas ações tenham um efeito positivo para a sociedade e não apenas para nós mesmos.

Fonte: Conceito.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário