É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

O FILÓSOFO E DEUS - V

5º - Freud 

Se houvesse analisado a obra de Newton como fez com a de Leonardo da Vinci, Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, certamente teria interpretado a concepção teológica newtoniana como conseqüência de um “complexo paterno”. E provavelmente estaria com a razão. O problema é que, para Freud, toda e qualquer concepção religiosa era fruto do “complexo paterno”. Ao escrever sobre a origem psíquica da ideia religiosa, Freud as tratou como “ilusões, realizações dos mais antigos, fortes e prementes desejos da humanidade”. E explicou: “... a impressão terrificante de desamparo na infância despertou a necessidade de proteção, a qual foi proporcionada pelo pai. Desta vez, porém, um pai mais poderoso”.

Nascido em Freiberg, hoje Príbor, na atual República Checa, em 1856, e morto em Londres, no ano de 1939, o judeu de cultura alemã Sigmund Freud formou sua visão de mundo num meio cultural dominado pelo paradigma mecanicista. Mais exatamente, numa das suas versões tardias, o positivismo cientificista do século 19, para o qual só existe um tipo de conhecimento possível e verdadeiro: o da ciência. Começamos a perceber hoje que, por mais geniais e revolucionários que tenham sido suas teorias sobre a estrutura dinâmica da psique, elas não ultrapassam os grandes marcos paradigmáticos estabelecidos por Galileu, Descartes e Newton. 

Não é muito difícil perceber que o ateísmo radical de Freud, tão em voga entre os pensadores do final do século 19 (Max, por exemplo), tem suas raízes na separação entre Deus e o mundo postulados pelos fundadores da ciência moderna. Quanto ao “complexo paterno” de que fala Freud, não resta dúvida que ele influencia (sobredetermina) em larga medida as concepções religiosas da humanidade. Mas daí a dizer que constitui sua causa única ou mesmo principal é outra história. Por outro lado, seria o caso de perguntar se o ateísmo de Freud não é também causado, no nível psicológico, por uma revolta bastante edipiana contra a figura do pai.

Conheça outros AQUI>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário