É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

LIVRO: As grandes questões sobre a fé

Respostas às perguntas que você sempre fez, mas ninguém respondeu. (Teologia e Filosofia).

Apresentação:

Há dezoito séculos, o grande teólogo cristão Tertuliano escreveu: 

"A partir do momento em que começamos a fruir de Cristo Jesus, abandonamos a busca e a indagação não há mais necessidade de investigação depois que provamos o evangelho! Com nossa fé, não desejamos mais nenhuma crença. Pois esta é nossa fé primordial: a de que não há nada mais em que devemos crer".

Desde que Tertuliano esboçou essas palavras - lembrando que ansiava por ver os filósofos pagãos arderem no dia do Juízo Final - , muitos cristãos concordam com ele. Se temos fé em Cristo, de que mais precisamos? Mas há muitos outros que, embora compartilhem a crença de Tertuliano, segundo a qual a fé em Cristo é tudo de que alguém precisa para alcançar a salvação, rejeitam a conclusão a que chegou o teólogo, a de que, por conta disso, não há proveito algum em levantar questionamentos sobre quaisquer outros temas. Mais de mil anos depois de Tertuliano, o teólogo dominicano Tomás de Aquino, observou:

"Dentre todas as atividades humanas, o desejo de perseguir a sabedoria é a mais perfeita, a mais sublime, a mais útil e a mais agradável... 

Ao longo da história da igreja, os cristãos que tomaram partido das posições de Tomás de Aquino, em detrimento da opinião de Tertuliano, viram-se diante de questões e procuraram resolve-las em relação à sua fé. Grandes questões que aguçam a mente de filósofos há milênios. Nesta obra alegre e agradável, Jonathan Hill concentra o foco na maneira como os pensadores cristãos tem lidado com esses temas ao longo dos séculos. 

O texto não pretende chegar a uma conclusão final; seu propósito é o de capacitar os leitores a pensar de modo construtivo por conta própria, em vez de apresentar uma filosofia pré-fabricada. As grandes questões sobre a fé agradará todos aqueles que desejam, tal como as mentes mais brilhantes, refletir, por conta própria, sobre questões fundamentais.

Fonte: Da apresentação do próprio livro e da contra capa do mesmo.

Editora: Thomas Nelson Brasil

O autor: Jonathan Hill - Mestre em Teologia pela Universidade de Oxford. Entre os livros que publicou estão: História do Pensamento Cristão e O que o Cristianismo Fez Por Nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário