É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O que é uma cosmovisão?

Por Levi Costa

A definição do dicionário Houaiss da língua portuguesa para cosmovisão é: 

"Maneira subjetiva de ver e entender o mundo, especialmente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu próprio na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo (cosmos + visão)." 

- Uma outra definição para cosmovisão diz:

"É um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no mundo, responsabilidades para com a família, interpretação da verdade, questões sociais, etc." 

- James W. Sire, em seu livro: O Universo ao Lado, Pág. 20, diz:

Poucas pessoas tem alguma coisa perto de uma filosofia articulada - pelo menos como demonstrado por grandes filósofos. Mas todos tem uma cosmovisão. Toda vez que pensamos sobre qualquer coisa - desde um pensamento causal (Onde deixei meu relógio? ), até a mais profunda questão (Quem sou eu?), estamos operando dentro de um esquema de pensamentos e ações. Na verdade, isso é apenas a hipótese de uma cosmovisão, básica ou simples que nos permite pensar como um todo. 

- Da minha vez, digo:

Todos nós devemos ter um ideal de vida para viver, viver por um ideal! Porque viver de verdade, não se restringe ao ato natural de respirar (absorver/fazer entrar oxigênio nos pulmões), e expirar (expelir o ar dos pulmões pelas vias respiratórias). A vida consiste em se observar e explorar o que o mundo à nossa volta nos apresenta. É por tudo aquilo que observarmos e pelo que explorarmos da vida neste mundo, que podemos tirar nossas conclusões para aprendermos e crescermos, alcançando maturidade e experiência de vida no mundo ao qual estamos inseridos e nele habitamos. Com maturidade e com experiência, passamos a definir quem queremos ser e como queremos viver neste mundo do qual fazemos parte, isso é a nossa cosmovisão, o mais, é apenas consequência disso.

Por fim, é exatamente esse o meu propósito, ou seja, ter a minha própria cosmovisão, a partir de tudo aquilo que eu faço, daquilo que eu falo e do que eu sou. Com esse propósito foi que criamos nosso novo blog, o "PensaMente", com postagens e reflexões que nos façam pensar dentro de uma cosmovisão real. Como já diz o velho ditado: "Cabeça que não pensa, o corpo padece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário